trekking

trekking

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Quebec - Canadá - final de novembro

Compartilhando aqui que amei conhecer a cidade no final de novembro. Tinha nevado um pouco, mas dava para andar normalmente com calçados normais. Aliás, em todas as cidades que fomos conseguimos. Se estivesse nevando mais teríamos que investir em botas e não sei o quão isso é confortável para andar longas distâncias como gosto.

Quanto ao clima achei ótimo, já tinha frio e um pouco de neve. Uma temperatura com sensação de -8 ou -10C. Parece muito? Parece. Mas se você tiver os casacos certos, não passará frio. A não ser que esteja ventando. Eu particularmente gostei muito dessa temperatura.

No planejamento da viagem fiquei com muita dúvida de como ir de Montreal para o Quebec. Os blogs recomendavam sempre carro, mas não queria ir de carro. Poderia estar nevando, e não sei dirigir na neve ou colocar aquelas correntes em pneu, enfim, não queria ir de carro. Acabamos indo de trem, e foi uma ótima pedida. A estação de trem e também de ônibus Gare du Palais 320 (Rue Abraham-Martin), é muito perto, cerca de 1 km do centrinho turístico de Quebec, da para ir tranquilamente levando as malas. Na ida terá uma pequena subida, mas muito tranquilo. O preço das passagens é caro, o de ônibus na promoção estava saindo 40 CAD ( o preço normal é 65 CAD o trecho - empresa Orléans Express ), e o trem (Via Rail Canada), também custava nesta faixa. Lembrando que além do valor tem as taxas, que aumentam consideravelmente o preço. A viagem leva em torno de 3,5 horas de ônibus e 3 h de trem.

Nós dormimos lá, mas não é obrigatório. Tranquilamente você pode fazer um bate e volta, mesmo que a distância seja em torno de 3 horas para ir e 3 horas para voltar, dependendo do transporte que você escolha. Nós dormimos porque como fomos no último final de semana de novembro, já estava tendo o mercado de natal alemão, e gostaríamos de ter essa experiência.

Não vou dizer que nos hospedamos, porque praticamente apenas dormimos e tomamos banho, no Auberge St-Louis. Bem localizado, perto do centrinho e perto da estação de trem. Ele é extremamente simples, e """"barato""", barato com muitas aspas, em torno de 105 CAD. É que no Canadá as coisas são tão caras, mas tão caras, que quando você acha uma coisa menos cara começa até achar "barato". Não sei se eu recomendo ele, porque dependendo do perfil da pessoa, com certeza ela não vai gostar. Eu peguei um quarto beliche, muito pequeno, e a beliche quando alguém se mexia fazia muito barulho. Mas para mim, por apenas uma noite foi ok.

Quanto ao mercado de Natal, tenho algumas opiniões pessoais, baseadas na minha experiência. Como foi meu primeiro mercado de Natal, gostei, mas esperava mais. Eles fazem barraquinhas em 5 ou 6 pontos diferentes, mas todos bem próximos, e os produtos oferecidos são parecidos em todas. Achei que tem pouca comida vendendo. Talvez porque estivesse comparando, nós brasileiros estamos acostumados a ir em qualquer lugar, especialmente numa feira, de qualquer coisa e ter um monte de petiscos diferentes para comprar e comer. Também achei que talvez seja mais bonito, ou mais mágico se nevar bastante. Eu não senti essa magia que idealizei. Apesar de ter achado muito bonito toda a decoração de Natal e as lojas vendendo enfeites natalinos, muito fofo.

Na verdade, outra opinião extremamente pessoal, que provavelmente será diferente das de outras pessoas, é que para mim, essas cidades pequenas fofinhas, como dizer, são todas parecidas. Tem apenas um pedaço da cidade, onde tem umas construções bonitinhas, a arquitetura da época, o lugar de tirar fotos, cheia de restaurantes e coisinhas para comprar, extremamente turístico, um pouco caro e um pouco óbvio, depois de conhecer outras cidades parecidas. Acho que se for a primeira vez que a pessoa vá para uma cidade como essa ela fique deslumbrada. Para mim é mais uma cidade com um pedaçinho turístico fofinho.

Vale a pena ir? Claro que vale. Mas é um passeio rápido, normalmente de um dia, com algumas poucas ruas fofas, aí você olha aquelas coisas fofas, come alguma coisa em um lugar caro e talvez cheio e acabou.

Achei pouca informação ou opinião do mercado de natal de Quebec neste meio de estação entre outono e inverno. Um vídeo do youtube que me inspirou foi o da Adriana Miller.







Nenhum comentário:

Postar um comentário