trekking

trekking

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Buenos Aires - Argentina

É a primeira viagem internacional da maioria dos brasileiros, como diz as pesquisas. E olha que Buenos Aires pode parecer bem familiar. O espanhol deles é fácil de entender mesmo para quem não fala a língua, não há comidas estranhas e com um mapa da cidade na mão se chega a qualquer lugar.

Avenida 9 de Julio: 


Para começar, ficamos super felizes quando encontramos passagens aéreas de volta ( EZE-GRU ) por 39 reais da Gol. Nas nossas contas, ida e volta para duas pessoas daria mais ou menos 600 reais. Nos organizamos, vimos folga no trabalho, reservamos hotel e só então fomos comprar a passagem, onde nos aparece uma surpresa. A conta final das passagens saiu por aproximadamente 1.064 reais. Como assim?? Demorei um tempo para entender porque deu tudo isso. Simples, a taxa de embarque internacional brasileira custava 72 reais e a argentina mais ou menos 150. Então numa passagem de volta que custou 39 reais soma-se ai mais 150 só de taxa de embarque. Chequei depois e vi que se viajasse com a Aerolíneas não saia tudo isso, mas em compensação a passagem deles não estava barata. Então é importante verificar quanto se paga de taxa de embarque principalmente quando se faz voos internacionais com companhias nacionais, porque a taxa que eles pagam para utilizar o aeroporto pode ser bem salgada a ponto de não compensar a promoção que você conseguiu.

Tormenta electrica:

Foto da internet


Outro ponto importante a lembrar foi que quando chegamos no aeroporto de Guarulhos e fomos naqueles cash de fazer check in, apareceu uma conta de 21 reais para pagar com o cartão de crédito. Como assim novamente??? Nunca apareceu isso antes, o que eles estão nos cobrando? Descobrimos que como o dólar tinha aumentado, eles aumentaram a taxa de embarque internacional, então de 72 reais foi para uns oitenta e poucos. Mas eles não podem nos cobrar isso, porque compramos a passagem antes do aumento da taxa. A verdade é que uma pessoa desinformada vai lá e paga essa diferença, porque no cash simplesmente aparece o valor e automaticamente eles mandam você escolher com qual cartão quer pagar. Bem espertinhos eles.

Obelisco visto d Av. 9 de Julio:



Quando aterrizamos em Ezeiza, debaixo de chuva, nossas malas ficaram presas. Como assim again?? Desta vez foi pelo o que os argentinos chamam de Tormenta electrica, uma espécie de trovoadas onde ninguém pode chegar perto do avião. Nisso ficamos esperando 8 horas por nossas malas, até que desistimos e fomos para o hotel. Deixamos nosso endereço e telefone para que eles as entregassem no hotel. Não acreditamos que eles iam fazer isso, mas no fim da tarde eles entregaram. Até agora não entendo muito bem como é essa tal de tormenta electrica lá, porque a moça da gol falou que essa paralisação no aeroporto não é frequente, e sempre chove lá, enfim, eu que não dei muita sorte.
 Ibis Congreso


Nos hospedamos no Ibis Congreso que fica na rua Hipolito Yrigoyen. Há 2 Ibis em Buenos Aires, o outro fica perto do Obelisco. Este último fica exatamente no centro das atrações e o nosso precisávamos andar umas 5 quadras a mais para ir para pontos como a Calle Florida, Casa Rosada,.. Ele fica em frente a praça do Congresso Nacional e perto da estação de metrô (subte) da Rua de Mayo.

"Cataratas do Iguaçu" na Avenida 9 de Julio:


A Avenida 9 de Julio, conhecida por ser uma das avenidas mais largas, tem umas 12 faixas, algumas dessas ruas tem outro nome, mas de modo geral todos chamam de 9 de Julio. Ela corta a Rua de Mayo e o Obelisco.

Avenida 9 de Julio



Obelisco:



Ao lado do Cemitério da Recoleta, existe o Recoleta Mall. Lugar muito agradável com florzinhas entre as escadas rolantes.

Florzinhas entre a escada rolante do Recoleta Mall:






Muro do Cemitério em frente ao Recoleta Mall:


O tradicional passeio de muitos cachorros de uma vez só:


Muro do Cemitério:



Como falei acima, andar em Buenos Aires é muito fácil. Para quem gosta de andar a pé é possível, mas dependendo de onde for andará bastante. Ônibus também é muito fácil e metrô é tipo em São Paulo, tem mas não liga a cidade toda, então dependendo de onde for terá que intercalar com ônibus. No bairro da Recoleta por exemplo, não há metrô perto, mas pegamos um saindo da Calle Florida e fomos até a Estação Scalabrini Ortiz e de lá seguimos a pé, com um mapa na mão foi muito tranquilo.

  Entrada do Cemitério:





Túmulo de Evita Péron:


Avenida del Libertador:








Faculdade de Direito:



Plaza de las Naciones Unidas:


Floralis Generica:






A Av. Libertador é bem larga e cheia de praças. Algumas imagens fomos vendo das praças que encontramos nesta avenida. Como eram tantas nem anotei os nomes. Andamos desde próximo ao Cemitério da Recoleta até o Parque Japonês por esta avenida.

















Entrada do Jardim Japonês:


Restaurante dentro do Jardim: chique e caro


Para chegar ao Jardim Japonês só há a opção à pé, ônibus ou táxi. Não tem metrô próximo. A entrada em outubro/2014 custava 32 pesos (R$6,40/pessoa).













A Catedral Metropolitana fica ao lado da Praça da Casa Rosada.


Catedral Metropolitana:



Casa Rosada:





















Casa Rosada vista da lateral esquerda:


Puerto Madero é bem próximo da Casa Rosada. Fomos a pé. Não há metrô perto e dependendo de onde estiver saindo nem ônibus. Muito gostoso almoçar lá.

Ponte de la Mujer em Puerto Madero


Em uma noite fomos no famoso restaurante La Cabrera Norte, que fica na mesma rua do La Cabrera. E verdade seja dita, se você não reservar vai ficar esperando umas 2 horas para entrar. Como estávamos de turistas, esperamos, afinal tínhamos ido para lá só para jantar neste restaurante. Foi muito gostoso. Pegamos um ojo de bife e um bife de choriço. É bastante para duas pessoas, mas quando você pede só um, fica aquele clima de mão de vaca. Mas comemos tudo. Em outubro/2014, nos custou uns 100 reais, sem sobremesa e bebida. Li relados de pessoas que gastaram 200, não sei se o peso estava mais caro, ou se as bebidas, normalmente vinhos, e a sobremesa são tão caros assim.

Molhinhos para carne do Restaurante La Cabrera:


Livraria El Atheneo da Avenida Santa Fé



Tem uma Livraria El Atheneo na Rua Florida, que parece bem esta da Avenida Santa Fé, mas não é a mesma coisa. Esta é a melhor. Não sei se existem outras livrarias El Atheneo além dessas duas, tenho dúvidas porque na Avenida Corrientes tem muitas livrarias, só não me lembro se tem uma El Atheneo.

El Caminito


Este dia estava chovendo muito e também estava muio frio, então quase não deu para explorar muito. Saindo do Congreso, onde estávamos hospedados, pegamos o ônibus 67 (se não me engano) e ele nos deixou no fim da linha que era o Caminito. De táxi também seria bem barato, porque é perto.



O Caminito é talvez um dos maiores locais para se encontrar souvenir de Buenos Aires. Claro que há outros lugares como a Calle Florida, San Telmo..






Café Los Angelitos Tango:


Há muitas opções para se assistir ou até praticar alguns passos de Tango em Buenos Aires. Agora já vá ciente que provavelmente será uma das atrações mais caras que gastará nesta viagem. Em nov/2014 gastamos 280 de entrada para 2 pessoas. Incluia a entrada, o espetáculo, o jantar e vinhos. Gostamos muito, mas como não fomos em outro não tenho parâmetro para comparação. 



O que fomos fica na Avenida Rivadalvia, muito próximo do centro, chama-se Café Los Angelitos, porque há uma parte separada onde tem o café e outra onde há os jantares com visão para o palco. Contratamos o passeio numa galeria da Calle Florida, com uma brasileira inclusive, e eles foram nos buscar e trazer de volta ao hotel.





Abaixo algumas fotos que retirei da internet que mostram bem como é o espaço do Los Angelitos:

Parte do espetáculo:


Parte do Café:


Show:


No espetáculo, ora esta cantora canta músicas que remetem ao tango e ao lado os dançarinos dançam o tango . E em cima há os músicos.


Abaixo, algumas fotos dos ônibus, tão utilizados por nós, devido ao seu charme. E interessante, pois não havia catraca dentro dele. E quem não tiver o cartão Sube, que se compra no metrô, ou em alguma banca credenciada, ou não tiver moedas não entra, porque não é possível para ao motorista, como acontece em alguns ônibus aqui do Brasil.

Ônibus sem a catraca:


Todos são neste estilo antigo:





São identificados por números:


Nenhum comentário:

Postar um comentário